terça-feira, 22 de novembro de 2011

Plano de ensino sobre o Meio Ambiente


Plano de ensino sobre o Meio Ambiente


Tema: Meio ambiente perto de nós.

Justificativa:
Devido a grandes problemas ambientais que o nosso planeta vem sofrendo; contribuir para a necessidade de conscientização.

Objetivos:
  • Compreender que a ação incorreta do homem interfere no equilíbrio ecológico.
  • Perceber a importância de cada um como instrumento de transformação do mundo.
  • Valorização e preservação dos recursos naturais.
  • Utilidades dos recursos naturais.
  • Desenvolver a habilidade de coleta de dados.
  • Investigar o ambiente em que vivemos.
  • Usar meios informáticos.

Duração: 5 aulas.

Material: Textos informativos
Gravuras
Reportagens
Músicas
Poesias
Slogans
Computadores
Internet
Data show

Desenvolvimento:
1ª aula:
Leitura de textos informativos sobre poluentes, agravamento do efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, aquecimento global e desmatamentos; do livro Porta Aberta de Ciências.

2ª aula:
Montar um mural com reportagens, gravuras, poesias e músicas trazidas pelos alunos. Também um vídeo - Planeta Terra vol. 1.

3ª aula:
Pesquisa na sala de informática sobre os problemas ambientais e possíveis soluções.

4ª aula:
Criar mensagens, slogans e frases sobre o tema nos computadores.

5ª aula:
Fazer um relatório sobre as atividades desenvolvidas e criar um mapa conceitual.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados conforme as atividades forem desenvolvidas, capacidade de compreensão, de análise e criatividade.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sociedade e tecnologia


Precisamos refletir sobre nossa prática pedagógica, pois não mais lidamos somente com saberes, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.

Precisamos escolher melhores meios, métodos e formas para trabalhar com nosso educando para levá-lo á desenvolver suas capacidades de interpretação, análise, compreensão dos temas trabalhados usando suas experiências para que se reverta em conhecimento.

Nós educadores não somos meros transmissores de conhecimento e sim devemos ser um organizador de aprendizagens, ser capaz de reorganizar e de reelaborar os conhecimentos na busca de um novo perfil de professor e aluno.

Cada vez mais pessoas têm dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige. Com isso novas barreiras acabam sendo criadas a medida que surgem novas culturas de aprendizagem, e as vezes acaba que a escola é sobre carregada por ter de encaminhar o aluno aos mais diversos tipos de conhecimento. Levantando questões sobre o preparo dos professores para a sala de aula que precisam alem de ter o conhecimento não só de uma área específica mas sim abrangendo varias sabendo transmitir esse conhecimento para entendimento dos alunos e também tendo uma troca de experiências com outros profissionais da área.

Por serem exigidos cada vez mais, os professores tendem a buscar novas áreas de pesquisa tendo a tecnologia como auxilio principal para aquisição de conhecimento e também usando como uma ferramenta de interação com os alunos, mas é claro sem deixar bons hábitos como a troca de experiência coletivamente aumentando a capacidade de produzir e quem sabe poder ultrapassar as dificuldades encontradas atualmente.

Ladislau

Temos cada vez mais necessidades de conhecimento, buscar novas tecnologias,
novas capacidades de aprendizagens e novos processos de interação. As pessoas
tem dificuldades em ter acesso ao conhecimento devido a baixa renda e a escola 
precisa promover a busca do conhecimento e ser menos lecionador. Usar as 
tecnologias de maneira inteligente pois o espaço do conhecimento está se 
multiplicando e a escola deve estar cada vez mais disponibilizando a interação 
entre trabalho e estudo. 
Noeli Gerlach

Conceituando hipertexto

Procuramos inicialmente uma definição para esta nova concepção de leitura e escrita, surgida com o advento da Internet. Como o nome já diz hiper significa posição superior, intensidade ou excesso. 
Poderia-se afirmar então que o hipertexto vai além do texto, oferece algo mais, uma vez que se pratica em um suporte dinâmico como o computador. As novas tecnologias da informação seguem um caminho sem volta. Não podemos mais nos limitar aos antigos processos de escrita e leitura.


A cada dia os computadores estão sendo incorporados, cada vez mais, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet e outras aplicações. 

Hipertexto

Eu percebi que hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital com informações, textos, palavras, imagens e sons que contribui para que se expressem estratégias de aprendizagens.
Ao clicar nos links com certeza facilitou a caminhada para compreender o que é um hipertexto, são vários os caminhos e informações que podem ser lidos de muitas formas e ordens diferentes, não tendo uma linha única para seguir, mas muitos caminhos.
Algumas vezes pela falta de experiência ficou fácil ficar perdida, mas também é fácil conseguir retornar e achar os caminhos. São novas experiências e descobertas produzindo conhecimento e melhorando a qualidade da nossa aprendizagem e dos alunos.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual como ferramenta de ensino e aprendizagem, facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece por descoberta, pois, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento.
Utilizar o trabalho com hipertexto é mais uma oportunidade que o professor tem para auxiliar o aluno no avanço da aprendizagem tendo em vista que o acesso aos chamados hipertextos será cada vez mais comuns e trará mudanças e transformações fundamentais, modificando as modalidades de apropriação do conhecimento no uso do estudo diário gerando pelo estudo tecnológico.
Cada vez que se escreve e se acrescenta referências, faz com que o leitor seja apresentado a novas informações e caminhos aos quais tem parcialidade com que esta sendo apresentado adquirindo e transformando o conhecimento.

Reflexões iniciais

Sem dúvida nós educadores somos responsáveis pela formação de pessoas para atuar na sociedade de hoje.
Temos a responsabilidade de ensinar para provocar diferentes tipos de aprendizagens, proporcionar condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento ,que o aprendiz tenha interação com o mundo. Para que ele seja capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimentos para novos significados e haja a transformação das informações obtidas.

Eu professora

Sou professora, formada em Pedagogia em 1997, trabalho em Monte Carlo  há 18 anos. Atualmente trabalho na escola Erci Dick com 5º ano.
Sempre trabalhei em sala de aula com 4º e 5º ano.Gosto muito  de ensinar,  é gratificante acompanhar o desenvolvimento do educando, participar de seu processo de aprendizagem.