terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sociedade e tecnologia


Precisamos refletir sobre nossa prática pedagógica, pois não mais lidamos somente com saberes, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.

Precisamos escolher melhores meios, métodos e formas para trabalhar com nosso educando para levá-lo á desenvolver suas capacidades de interpretação, análise, compreensão dos temas trabalhados usando suas experiências para que se reverta em conhecimento.

Nós educadores não somos meros transmissores de conhecimento e sim devemos ser um organizador de aprendizagens, ser capaz de reorganizar e de reelaborar os conhecimentos na busca de um novo perfil de professor e aluno.

Cada vez mais pessoas têm dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige. Com isso novas barreiras acabam sendo criadas a medida que surgem novas culturas de aprendizagem, e as vezes acaba que a escola é sobre carregada por ter de encaminhar o aluno aos mais diversos tipos de conhecimento. Levantando questões sobre o preparo dos professores para a sala de aula que precisam alem de ter o conhecimento não só de uma área específica mas sim abrangendo varias sabendo transmitir esse conhecimento para entendimento dos alunos e também tendo uma troca de experiências com outros profissionais da área.

Por serem exigidos cada vez mais, os professores tendem a buscar novas áreas de pesquisa tendo a tecnologia como auxilio principal para aquisição de conhecimento e também usando como uma ferramenta de interação com os alunos, mas é claro sem deixar bons hábitos como a troca de experiência coletivamente aumentando a capacidade de produzir e quem sabe poder ultrapassar as dificuldades encontradas atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário