terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Relatório do plano de ensino sobre o meio ambiente


     Iniciamos fazendo uma revisão sobre problemas ambientais, onde os alunos demonstraram interesse pelo assunto abordado. A aula foi apresentada de maneira objetiva, através de leituras, explicações e gravuras.
     Os alunos conseguiram entender como se forma a chuva ácida, o que é o aquecimento global e o que causa a destruição da camada de ozônio. Perceberam a importância de se preservar os recursos naturais.
     Nas outras aulas fomos para o laboratório. A maioria dos grupos trabalharam de forma coletiva e organizada, com interesse pelas atividades e se ajudaram no desenvolvimento das atividades e pediram orientação das professoras. Aqueles que estavam familiarizados com o computador e a internet auxiliavam e ensinavam os com menos experiência. Os computadores funcionaram sem problemas mas a internet estava bastante lenta.
     Em dois grupos não houve integração pois disputavam o uso do computador e não colaborando para o andamento das atividades.
     Durante as atividades houve a orientação e o acompanhamento direto da professora e da monitora de informática, pois os alunos tinham algumas dificuldades quanto ao andamento da pesquisa e realização das atividades. Os alunos gostaram das atividades, acharam interessante, chamou a atenção e se dedicaram para concluí-la. E o que mais os envolveu foi o laboratório de informática.
     Com certeza foi uma atividade com grande aproveitamento, pois os alunos tiveram mais possibilidades de explorar o assunto para a construção do conhecimento. Percebi que novidades e recursos tecnológicos abrem novos caminhos permitindo uma maior interação e aproveitamento na aprendizagem.
     Sem dúvida que esta forma de aprendizagem pode e deve ser usada no processo de ensino aprendizagem constantemente pois é muito mais atrativa e o aproveitamento muito maior. Podendo ser usada em qualquer disciplina e por qualquer professor, pois acontece uma integração mutua entre educadores e educandos.
     Os trabalhos coletivos podem ser aplicados em qualquer série pois a aprendizagem tem o objetivo de reorganizar, reelaborar em cima de suas experiências pessoais e na troca delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário